Por ocasião do 100.º Dia Mundial das Missões, celebrado em 18 de outubro de 2026, proponho aos leitores de www.comboni2000.org uma tentativa de percorrer a evolução da consciência missionária da Igreja através de uma sucessão de documentos sobre a missão. Ousaria até convidar a descobrir neles um fio condutor que atravessa quatro séculos de história, a partir da instituição da Propaganda Fide, em 1622.

Por ocasião do 100.º Dia Mundial das Missões, celebrado em 18 de outubro de 2026, é particularmente significativo reler não apenas uma sucessão de documentos, mas a evolução da consciência missionária da Igreja. O Dia foi instituído por Pio XI em 1926, por proposta da Obra da Propagação da Fé; para o centenário, Leão XIV indicou o tema «Um em Cristo, unidos na missão».
Uma seleção dos documentos fundamentais
| Data | Documento | Autor | Contributo para a evolução da missão |
|---|---|---|---|
| 1659 | Instrução aos Vigários Apostólicos | Propaganda Fide | Antecipa duas ideias destinadas a tornar-se decisivas: clero autóctone e respeito pelas culturas. Os missionários não devem exportar a Europa, os seus costumes ou identidades nacionais, mas o Evangelho. É uma intuição precoce da inculturação. |
| 1919 | Maximum illud | Bento XV | É a grande viragem missionária contemporânea: separa explicitamente missão e nacionalismo/colonialismo, insiste na formação do clero local e apresenta a missão como responsabilidade universal da Igreja. |
| 1922 | Romanorum Pontificum | Pio XI | Torna pontifícia a Obra da Propagação da Fé, reforçando uma rede universal de cooperação missionária. |
| 1926 | Rerum Ecclesiae | Pio XI | Faz avançar a ideia de que o resultado da missão não deve ser uma dependência permanente do missionário estrangeiro, mas a constituição de Igrejas locais maduras, com clero e, progressivamente, episcopado próprios. |
| 1926 | Instituição do Dia Mundial das Missões | Pio XI | A missão deixa de ser percebida como tarefa de alguns institutos especializados: cada diocese, paróquia e fiel participa através da oração, das vocações e da solidariedade. |
| 1951 | Evangelii Praecones | Pio XII | Aprofunda a atenção às culturas dos povos e ao nascimento de Igrejas plenamente enraizadas nos respetivos contextos sociais e culturais. |
| 1957 | Fidei Donum | Pio XII | Introduz uma viragem eclesiológica: também as dioceses já constituídas enviam os seus próprios sacerdotes a outras Igrejas. A missão torna-se comunhão e intercâmbio de dons entre Igrejas particulares. |
| 1959 | Princeps Pastorum | João XXIII | Leva à maturidade o tema do clero e do laicado locais: as jovens Igrejas não são simplesmente territórios assistidos pelo Ocidente, mas sujeitos responsáveis pela evangelização. |
| 1964-65 | Lumen gentium + Ad gentes | Vaticano II | A viragem decisiva: a missão não é uma atividade periférica da Igreja, porque a Igreja é missionária por sua própria natureza. A sua origem está na missão do Filho e do Espírito no desígnio do Pai. |
| 1965 | Nostra aetate | Vaticano II | Insere a missão numa nova relação com as religiões: anúncio de Cristo e, simultaneamente, diálogo, respeito e discernimento das sementes de verdade presentes nas tradições religiosas. |
| 1965 | Dignitatis humanae | Vaticano II | Estabelece uma consequência fundamental para o estilo missionário: o ato de fé deve ser livre. Evangelização e coerção são incompatíveis. |
| 1965 | Gaudium et spes | Vaticano II | Amplia o horizonte: a missão encontra o ser humano na história, na cultura, na sociedade, nas alegrias e nos sofrimentos. Evangelizar implica diálogo com o mundo e serviço à humanidade. |
| 1966 | Ecclesiae Sanctae | Paulo VI | Traduz Ad gentes para a vida concreta: teologia da missão na formação eclesial, responsabilidade das dioceses, cooperação missionária e Dia Mundial das Missões como expressão da consciência de todo o Povo de Deus. |
| 1975 | Evangelii nuntiandi | Paulo VI | Substitui progressivamente o paradigma restrito das “missões” pelo conceito mais amplo de evangelização: testemunho, anúncio explícito, conversão pessoal, transformação das culturas, promoção humana e comunidade eclesial. |
| 1990 | Redemptoris missio | João Paulo II | Reafirma a necessidade permanente da missio ad gentes, distinguindo-a da pastoral ordinária e da nova evangelização, mas inserindo-a na única missão da Igreja. Forte acento no Espírito Santo, no Reino, no diálogo e na inculturação. |
| 1991 | Diálogo e anúncio | Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso + Congregação para a Evangelização dos Povos | Esclarece que diálogo inter-religioso e anúncio não são alternativas: são duas dimensões autênticas da missão evangelizadora, embora não sejam intercambiáveis. |
| 2013 | Evangelii gaudium | Francisco | Coloca a missão no centro de toda reforma eclesial: «Igreja em saída», discípulos-missionários, periferias, conversão pastoral e “estado permanente de missão”. Já não existem apenas especialistas da missão: cada batizado é sujeito missionário. |
| 2019 | Centenário de Maximum illud e Mês Missionário Extraordinário | Francisco | Recupera Maximum illud para relançar uma missão libertada de interesses políticos, económicos e culturais: «Batizados e enviados» liga diretamente batismo e missão. |
| 2022 | Praedicate Evangelium | Francisco | Também a estrutura da Cúria é reinterpretada em chave missionária: nasce o Dicastério para a Evangelização, presidido diretamente pelo Papa; evangelização e missão assumem simbolicamente uma posição central no governo da Igreja. |
| 2026 | «Um em Cristo, unidos na missão» | Leão XIV | No centenário do Dia Mundial das Missões, acentua a missão como fruto da comunhão em Cristo, colaboração entre Igrejas e carismas, amor de Deus partilhado e responsabilidade missionária de todo o Povo de Deus. |
1. A antecipação longínqua: Propaganda Fide e a Instrução de 1659
Convém começar bem antes de 1926. Fundada em 1622, a Sagrada Congregação de Propaganda Fide procurava também retirar progressivamente a atividade missionária da dependência dos interesses das potências coloniais europeias. O texto talvez mais surpreendente seja a Instrução de 1659, dirigida aos Vigários Apostólicos na China e na Indochina.
A própria Santa Sé a define como uma espécie de “Magna Charta” de Propaganda Fide e destaca dois elementos: promoção do clero local e respeito pelas culturas e tradições, exceto naquilo que fosse contrário à fé e à moral.
Aqui aparece, em embrião, uma distinção que se tornará central três séculos depois:
evangelizar ≠ ocidentalizar.
O missionário leva o Evangelho, não a cultura da sua própria pátria. É a semente remota daquilo que o século XX chamará adaptação e, posteriormente, inculturação.
2. Maximum illud (1919): libertar a missão do colonialismo
A verdadeira rutura moderna é a carta apostólica Maximum illud, de Bento XV, de 30 de novembro de 1919. Surge imediatamente depois da Primeira Guerra Mundial, quando a ligação entre atividade missionária e potências coloniais europeias parecia particularmente problemática.
Bento XV insiste em três mudanças:
- do interesse nacional para a missão universal da Igreja;
- do missionário estrangeiro permanente para a formação do clero autóctone;
- da obra de institutos individuais para a responsabilidade eclesial universal.
O missionário não deve procurar ampliar a influência da sua própria nação. O objetivo é, pelo contrário, o nascimento de uma Igreja capaz de viver com os seus próprios sacerdotes e estruturas. A biografia oficial vaticana do próprio Bento XV sublinha precisamente a necessidade de preparar um clero indígena capaz de se administrar autonomamente.
Por isso, Maximum illud pode ser considerada a porta de entrada da missiologia católica contemporânea.
3. Pio XI: da “missão estrangeira” à constituição das Igrejas locais
Com Rerum Ecclesiae, de 28 de fevereiro de 1926, Pio XI recolhe a herança de Bento XV, mas dá um passo ulterior: a missão deve tender para a constituição estável da Igreja junto de cada povo, e não para a perpetuação de uma estrutura dirigida a partir do exterior.
Nesse mesmo ano ocorre algo pastoralmente revolucionário. Em 14 de abril de 1926, a pedido da Obra da Propagação da Fé, Pio XI aprova a instituição do Dia das Missões para o penúltimo domingo de outubro em toda a Igreja.
A novidade não é apenas económica. Através deste Dia é educada uma nova consciência:
a Igreja inteira sustenta a missão da Igreja inteira.
Oração, ofertas, vocações e informação missionária transformam progressivamente a relação entre as Igrejas mais antigas e aquelas que estão a nascer.
4. Pio XII: das “missões” às jovens Igrejas
Com Evangelii Praecones, de 1951, Pio XII já pode constatar quanto mudou o panorama nos vinte e cinco anos que se seguiram a Rerum Ecclesiae.
A perspetiva desloca-se cada vez mais da simples conquista de novos territórios para a construção de comunidades cristãs inseridas nas culturas locais.
Ainda mais importante é Fidei Donum, de 1957. Pio XII afirma que cada bispo, enquanto sucessor dos Apóstolos, possui uma responsabilidade pela missão da Igreja que ultrapassa os limites da própria diocese.
Daí nasce a experiência dos sacerdotes fidei donum.
É uma viragem decisiva:
antes: a Europa “envia missionários” para territórios dependentes;
agora: uma Igreja particular ajuda outra Igreja particular.
Prepara-se assim a futura eclesiologia conciliar da communio Ecclesiarum.
5. João XXIII: quando as jovens Igrejas se tornam protagonistas
Com a encíclica Princeps Pastorum, de 1959, João XXIII leva à maturidade o tema do clero e do laicado locais. As jovens Igrejas deixam de ser concebidas apenas como destinatárias da ação missionária e passam a ser comunidades chamadas a assumir plenamente a responsabilidade pela própria vida e pela evangelização.
É dada especial atenção à formação, para que sacerdotes, religiosos e leigos possam atuar de modo verdadeiramente enraizado na cultura e na sociedade dos respetivos povos.
A passagem decisiva é, portanto:
de Igrejas assistidas a partir do exterior para Igrejas locais protagonistas da missão.
É uma das premissas mais imediatas da visão que o Concílio Vaticano II desenvolverá poucos anos depois com Ad gentes.
6. Vaticano II: a revolução eclesiológica de Ad gentes
Aqui se encontra a passagem teológica mais profunda de todo o percurso.
O Decreto Ad gentes, promulgado em 7 de dezembro de 1965, não parte em primeiro lugar dos missionários, das obras ou dos territórios. Parte de Deus.
A Igreja é enviada porque o próprio Deus é missão: o Pai envia o Filho; o Pai e o Filho enviam o Espírito; desta dinâmica trinitária nasce o envio da Igreja.
Ad gentes define, de facto, a Igreja enviada às nações como «sacramento universal de salvação».
A mudança pode ser expressa assim:
antes: “a Igreja tem missões”;
Vaticano II: “a Igreja é missionária”.
Isto comporta pelo menos cinco consequências.
1) Missão como natureza da Igreja
Não constitui um setor confiado a congregações especializadas. É uma dimensão constitutiva de toda a comunidade eclesial.
2) Da plantatio Ecclesiae à Igreja local
O objetivo é fazer nascer comunidades plenamente eclesiais, enraizadas no seu próprio povo, com ministérios, carismas e formas de vida próprias.
3) Inculturação
O Evangelho deve lançar raízes nas culturas, assumindo o que nelas existe de autêntico e purificando-as a partir do interior.
4) Responsabilidade de todos os bispos e de todas as Igrejas
Cada Igreja particular participa na missão universal.
5) Missão e testemunho
O anúncio não pode ser separado da vida, da caridade e do serviço.
Significativamente, Ad gentes pede também uma transformação de Propaganda Fide: não apenas um organismo administrativo, mas um «órgão de direção dinâmica», capaz de utilizar a teologia, a metodologia e as ciências pastorais contemporâneas.
7. Os outros documentos conciliares também mudam a maneira de compreender a missão
Ad gentes não pode ser isolado.
Lumen gentium oferece a nova eclesiologia do Povo de Deus: a missão pertence a todo o povo dos batizados, e não apenas ao clero ou aos religiosos.
Gaudium et spes introduz a atitude de diálogo com a história e com as aspirações da humanidade. A missão não se realiza “fora” do mundo, mas no interior das transformações culturais e sociais do ser humano.
Nostra aetate modifica profundamente a relação com as outras religiões: o cristão continua a anunciar Cristo, mas reconhece, escuta e dialoga com aquilo que encontra de verdadeiro e santo nas outras tradições.
Por fim, Dignitatis humanae estabelece um critério missionário irrenunciável: a fé não pode ser imposta. A verdade deve propor-se pela sua própria força, no respeito pela dignidade e pela liberdade da pessoa. O Concílio afirma explicitamente que ninguém pode ser obrigado a abraçar a fé contra a própria vontade.
É a superação teológica definitiva de qualquer confusão entre evangelização, poder político e coerção.
8. Paulo VI: de “missão” a “evangelização”
Com o motu proprio Ecclesiae Sanctae, de 1966, Paulo VI aplica concretamente Ad gentes. Pede que a teologia da missão entre na formação teológica e que o Dia Mundial das Missões seja expressão da responsabilidade comum de todo o Povo de Deus.
Mas o documento decisivo é Evangelii nuntiandi, de 1975. Aqui surge uma categoria mais ampla do que a tradicional noção de missão: evangelização.
Evangelizar compreende conjuntamente:
- testemunho de vida;
- anúncio explícito de Jesus Cristo;
- adesão pessoal;
- entrada na comunidade eclesial;
- transformação das culturas;
- serviço e promoção humana.
Paulo VI liga expressamente a exortação ao Vaticano II e afirma que a intenção fundamental do Concílio pode ser entendida como tornar a Igreja contemporânea mais capaz de anunciar o Evangelho ao homem contemporâneo.
Passa-se, portanto, da pergunta:
«Onde estão os territórios de missão?»
para a pergunta:
«Como pode o Evangelho alcançar e transformar o ser humano e as culturas?»
9. João Paulo II: Redemptoris missio e o reequilíbrio entre diálogo e anúncio
No final dos anos oitenta emerge uma nova questão: se toda a ação da Igreja é evangelização, continua a existir uma missão específica ad gentes?
João Paulo II responde com a encíclica Redemptoris missio, de 1990: sim. A missão de Cristo confiada à Igreja está ainda longe do seu cumprimento e a atividade missionária conserva plena atualidade.
A encíclica mantém unidos vários elementos que corriam o risco de ser separados:
Cristo único Salvador — ação universal do Espírito — valores presentes nas culturas e religiões — diálogo — inculturação — anúncio explícito — liberdade da pessoa.
Surge uma conceção mais articulada do panorama eclesial:
- pastoral ordinária, nas comunidades cristãs vivas;
- nova evangelização, onde a fé se enfraqueceu;
- missio ad gentes, dirigida aos povos e ambientes nos quais Cristo ainda não é realmente conhecido.
Esta distinção evita diluir a missão universal numa atividade pastoral genérica.
10. Diálogo inter-religioso e missão
Uma etapa importante é o documento Diálogo e anúncio, de 1991, elaborado conjuntamente pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso e pela Congregação para a Evangelização dos Povos.
O ponto teológico é delicado, mas decisivo:
dialogar não significa renunciar a anunciar;
anunciar não significa recusar o diálogo.
Ambos pertencem, de formas diferentes, à missão evangelizadora. É um dos desenvolvimentos mais significativos da linha aberta por Nostra aetate, Ad gentes e Evangelii nuntiandi.
11. Francisco: da “missão da Igreja” à “Igreja em saída”
Com Evangelii gaudium (2013) ocorre um novo deslocamento.
Francisco não quer que a missão seja simplesmente um setor pastoral. Pede uma «conversão missionária» de toda a Igreja.
A fórmula mais conhecida é «Igreja em saída»: cada cristão e cada comunidade são chamados a abandonar a autorreferencialidade e a alcançar as periferias.
O sujeito já não é apenas “o missionário”, mas o:
discípulo-missionário.
Não se é primeiro discípulo e depois, eventualmente, missionário. Ser alcançado pelo Evangelho gera o envio.
Completa-se assim uma longa transformação:
missionários → Igrejas missionárias → Povo de Deus missionário → cada batizado discípulo-missionário.
12. Também a Cúria se torna simbolicamente “missionária”
A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, de 2022, constitui o Dicastério para a Evangelização, no qual confluem também as competências historicamente ligadas a Propaganda Fide.
O dado simbolicamente muito relevante é que o Dicastério para a Evangelização é presidido diretamente pelo Romano Pontífice.
Da Congregação fundada em 1622 chega-se, portanto, a uma estrutura na qual:
- primeira evangelização;
- novas Igrejas particulares;
- questões fundamentais da evangelização no mundo
são pensadas dentro de uma única perspetiva missionária.
12. O centenário de 2026: Leão XIV e a missão como comunhão
A mensagem de Leão XIV para o 100.º Dia Mundial das Missões, datada de 25 de janeiro de 2026, oferece quase uma síntese do percurso histórico.
O tema é:
«Um em Cristo, unidos na missão»
A perspetiva acentua três aspetos.
- Comunhão: a unidade em Cristo precede e torna credível a missão.
- Sinodalidade missionária: carismas, comunidades e Igrejas colaboram, sem que unidade signifique uniformidade.
- Missão do amor: a Boa Nova não é, antes de tudo, uma doutrina abstrata a exportar, mas o amor fiel de Deus manifestado em Cristo e partilhado através da vida dos discípulos.
Na mesma mensagem, Leão XIV recorda significativamente que as Pontifícias Obras Missionárias constituem uma rede de oração e caridade que une as comunidades do mundo inteiro. O Dia Mundial das Missões regressa assim, cem anos depois, ao seu significado mais profundo: tornar visível a comunhão missionária universal da Igreja.
O fio condutor de quatro séculos
Se fosse necessário sintetizar a evolução em oito passagens, poderia formular-se assim:
| Da conceção… | …à conceção |
|---|---|
| missão também ligada à expansão europeia | missão distinta do colonialismo |
| missionário europeu protagonista | Igreja local protagonista |
| clero estrangeiro | clero e episcopado autóctones |
| conversão por vezes acompanhada de ocidentalização | inculturação do Evangelho |
| “territórios de missão” | Igrejas particulares em comunhão |
| missão confiada a especialistas | responsabilidade de todo o Povo de Deus |
| anúncio concebido sobretudo como pregação | evangelização como testemunho, anúncio, diálogo e serviço |
| uma Igreja que “faz missão” | uma Igreja que é missionária e vive permanentemente “em saída” |
Há, contudo, um elemento que não muda ao longo de todo este desenvolvimento: a convicção de que a missão nasce do envio de Cristo e de que a Igreja não pode renunciar ao anúncio do Evangelho. O que muda profundamente é a compreensão do sujeito, do estilo, dos destinatários e da relação entre Evangelho, culturas, liberdade e Igrejas locais.
Por isso, a trajetória mais significativa pode ser condensada nesta sequência:
1659 – respeitar os povos →
1919 – libertar a missão do nacionalismo →
1926 – envolver toda a Igreja →
1957 – colocar as Igrejas em comunhão missionária →
1965 – compreender a própria Igreja como missionária →
1975 – conceber a missão como evangelização integral →
1990 – reafirmar a permanente missio ad gentes →
2013 – transformar cada batizado em discípulo-missionário →
2026 – viver a missão como comunhão: “Um em Cristo, unidos na missão”.
O centenário, portanto, não celebra simplesmente cem anos de uma coleta missionária: permite contemplar a passagem de uma missão pensada predominantemente como envio de missionários para terras distantes a uma Igreja mundial constituída por Igrejas locais que recebem e oferecem reciprocamente o Evangelho, pessoas, carismas e recursos, permanecendo juntas responsáveis pelo anúncio àqueles que ainda não conhecem Cristo.
