Vaticano: Papa anuncia viagem a Sarajevo
em nome da paz e do diálogo entre religiões.
O Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano que vai visitar a cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, no próximo dia 6 de junho, para ajudar na “consolidação” da paz. “Desejo anunciar-vos no sábado 6 de junho, de Deus quiser, me deslocarei a Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina”, declarou, após a recitação do ângelus, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro. “Peço desde já que rezem para que a minha visita a essas queridas populações seja um encorajamento para os fiéis católicos, suscite sementes de bem e contribua para a consolidação da fraternidade e da paz”, disse ainda.
Sarajevo foi uma das cidades mais atingidas pela guerra nos Balcãs, após a independência de várias nações que integravam a antiga Jugoslávia, nos anos 90 do século XX. São João Paulo II visitou a capital da Bósnia-Herzegovina em abril de 1997 e uma estátua do Papa polaco foi instalada na cidade, de maioria muçulmana, para evocar esta viagem.
O Papa Francisco associou-se depois à Jornada pela Vida que é celebrada hoje na Itália, por iniciativa da Igreja Católica, apelando a um “renovado reconhecimento da pessoa humana e um cuidado mais adequado da vida, desde a sua conceção ao seu fim natural”. “Quando nos abrimos à vida e servimos a vida, experimenta-se a força revolucionária do amor e da ternura, inaugurando um novo humanismo: o humanismo da solidariedade, o humanismo da vida”, acrescentou.
Agência Ecclesia
01 de Fevereiro de 2015