«… a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus configura-se como um fecundo caminho espiritual capaz de resgatar dimensões humanas fundamentais, suplantadas por uma lógica que corrompe e destrói o coração. O retrato de uma humanidade tão soturna e desfigurada aponta e sinaliza para a atualidade e urgência de se contemplar o mistério do Sagrado Coração».
Por Adelino Francisco de Oliveira*
“Quero a misericórdia e não sacrifícios; porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9, 13).
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus remonta a uma longa e fecunda tradição, a remeter, teologicamente, às origens da própria Igreja. O tema do Sagrado Coração alcança especial significado na dinâmica revelatória da Graça e Misericórdia Divina. A mística do Sagrado Coração é herdeira de uma longa e rica tradição, cultuada e cultivada especialmente em fins do período do medievo, já no ambiente do Renascimento cultural europeu. Período, como hoje, também marcado por incertezas e equívocos em relação à fé e ao lugar da religião na definição das relações cotidianas.
O coração constitui-se como órgão central e vital, fonte propulsora de vida. A partir do coração, a vitalidade pulsa para todos os demais órgãos, o corpo ganha vida. Neste sentido, o coração passa a representar o próprio movimento da vida, sendo normalmente relacionado com a capacidade de amar, com a dimensão do sentir, com a dinâmica da vontade, com o correto discernimento. Assim, agir com o coração significa deixar-se guiar pelo que há de mais puro, profundo e sincero no humano. Pelo coração alcança-se o humano em sua beleza, dignidade e plenitude.
Na tradição do Sagrado Coração de Jesus deparamo-nos com a síntese da própria história humana, tomada por experiência de dor e sofrimento, mas que pode ser iluminada pela perspectiva e esperança da fé no devir e na ressurreição. A imagem do Sagrado Coração de Jesus configura-se como elevada manifestação do amor de Deus para com a humanidade. Na simbologia do Sagrado Coração – compassivo e sereno – Deus revela o seu sublime e infinito amor, a se configurar como dom – entrega gratuita, livre e desinteressada – e misericórdia – a se compor na dinâmica do perdão, da libertação e da salvação.
O Sagrado Coração representa, sobretudo, o amor infinito de Jesus à humanidade. Por amor, Jesus Salvador fez de sua vida dom e misericórdia, abraçando e realizando o plano divino de salvação e vida em abundância para todos. Com amor incontido e transbordante, o Sagrado Coração revela o próprio Deus, que é amor. Assim, quando o coração aprende e desenvolve a capacidade de amar, o humano encontra plenamente o divino. É preciso que o amor encontre abrigo e faça morada no coração de cada ser, de cada cristão, para que este, como um autêntico discípulo de Jesus, seja também sinal de Deus no seio do mundo. Somente um coração aberto e receptivo ao amor é capaz de compreender o mistério da vida, que alcança sentido e realização no amor a Deus e ao próximo. A espiritualidade do Sagrado Coração remete e reforça a imagem do cristão como discípulo que reflete, fielmente, a prática de Jesus. O amor a Deus se manifesta na vida em comunhão, servindo ao próximo.
Do contemporâneo, demarcado por experiências de miséria material e espiritual, emerge a representação de um coração incapaz de sentir e bater, um coração frio, vazio e impiedoso. A realidade acaba por apontar e dinamizar a compreensão de um coração talhado pela dureza e insensibilidade, soerguidas nas experiências limite que podem compor a existência. De fato, a violência, o medo, a ausência de sinais de solidariedade, o niilismo, a própria ganância exacerbada podem conduzir o coração a uma perspectiva de angústia e desespero – o coração de carne que se torna coração de pedra –, a moldar a condição humana numa dinâmica de individualismo e recrudescimento.
A perspectiva a tomar o sucesso, poder e dinheiro como vias para se alcançar a felicidade tem conduzido e encerrado o humano no mais ferrenho e exacerbado individualismo. Assim, a competitividade passou a ditar o ritmo das relações. Não só no âmbito profissional, mas em todas as esferas da vida o outro passou a ser visto e tratado como um rival, um verdadeiro oponente a ser dobrado, superado e vencido. Predomina a visão de que o sucesso é consequência de uma conquista solitária, individual. Tal postura somente se sustenta mediante a construção de um coração empedernido, duro e insensível. Um coração não mais capaz de sentir e se emocionar. Um coração incapaz de guardar e conter a dimensão do amor.
Neste contexto cultural, a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus configura-se como um fecundo caminho espiritual capaz de resgatar dimensões humanas fundamentais, suplantadas por uma lógica que corrompe e destrói o coração. O retrato de uma humanidade tão soturna e desfigurada aponta e sinaliza para a atualidade e urgência de se contemplar o mistério do Sagrado Coração.
Contemplar o Sagrado Coração de Jesus é mergulhar intensa e profundamente no sublime mistério de Deus. Cultivar a espiritualidade do Sagrado Coração consiste em buscar um coração semelhante ao de Jesus. É na constância do amor ao próximo que o humano, o cristão revela o vínculo profundo com Deus. Neste ponto, todo cristão deve resistir às seduções do contemporâneo, manifestando amor e misericórdia mesmo nos ambientes mais tomados pelo individualismo. Aliás, é no contexto do cotidiano – na vida familiar, na atuação profissional, nas relações sociais etc – que o cristão é chamado a dar provas e testemunho de que é portador de um coração sensível e humanizado, dinamizado exclusivamente pelo amor.
A espiritualidade que brota da devoção ao Sagrado Coração de Jesus revela-se como fecunda inspiração à humanidade, motivando que o coração humano bata e pulse pelo que, inexoravelmente, é essencial e atribui sentido à vida: a cadência do amor, a unir toda criação. Na espiritualidade do Sagrado Coração, o homem descobre o rosto misericordioso de Deus, a perpetuar humanidade, semear beleza, sugerir gentileza, fertilizar toda a candura e bondade imanentes.
* Adelino Oliveira é Professor de Ética e Teologia
http://www.cristoeacidade.com