Hoje faz 25 anos que em Muatala, província de Nampula, Moçambique, eu consagrei a minha vida para sempre em vista da missão segundo o Carisma de São Daniel Comboni.
Nessa terra africana aprendi a coragem do testemunho cristão, onde o povo em situação de extrema pobreza e debaixo de uma guerra civil devastadora não deixava a fé enfrentando o perigo, o confronto com as autoridades governamentais e as distâncias enormes para se reunir, celebrar e formar.
Agradeço a Deus o tempo que passei em Moçambique, os primeiros seis anos de missão em Coimbra, Portugal, ao serviço da animação missionária, do trabalho de promoção vocacional e trabalho de animação juvenil.
Chegado no Brasil, fui destinado à missão comboniana da paróquia São Pedro e São Paulo de Tibiri 2 em Santa Rita, Paraíba.
Depois de dois anos para formação pessoal no México e na Itália vim destinado à missão comboniana do Parque Alvorada em Timon à frente da paróquia Menino Jesus de Praga e administrador do Projeto Juvenil do Centro da Juventude para a Paz (CEJUPAZ).
Com a intensão da unificação das duas províncias Combonianas do Brasil fui escolhido para fazer esta integração em Manaus. Aí me dediquei sobretudo às comunidades cristãs da Área Missionária do Monte das Oliveiras e assessorando a pastoral da juventude a nível da forania e integrando a equipe da arquidiocese!
Que pena que foi só um ano, mas os ventos do espírito inspiraram o conselho provincial a enviar-me para Salvador da Bahia, onde cheguei no dia 15 de dezembro de 2013, assumindo a liderança da paróquia São Daniel Comboni até os dias de hoje.
São 25 anos de muitas coisas boas e também de muitas fragilidades como é próprio de cada ser humano. Agradeço a Deus por estes 25 anos de consagração em vista da Missão de acordo ao carisma de Comboni e dos Combonianos.
P. José Manuel Brites
5.4.2018
http://www.combonianos.pt