2015 chegou… Que haja luz!

2015 anno internazionale della luce2

Há muitas pessoas que passaram por situações difíceis no ano de 2014, em consequência da falta ou excesso de chuvas em diferentes lugares do nosso País e do mundo. Há também aquelas que devido aos “blecautes”, a falta da luz passaram por grandes privações.

Na atualidade é realmente difícil viver sem luz tendo em vista o avanço da tecnologia. Com o objetivo de promover o desenvolvimento do conhecimento, debates e ações sobre a temática da luz, a organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que o ano de 2015 será o ano internacional da luz.

Dentre as várias motivações para esta escolha, também destacam-se as seguintes datas comemorativas: “A publicação, em 1815, do trabalho teórico sobre a luz, propondo que esta é uma onda, por parte do físico Augustin-Jean Fresnel (celebração dos 200 anos); em 1865, o físico-matemático James Clerk Maxwell elabora uma formulação mais rigorosamente o trabalho de Fresnel (celebração dos 150 anos);em 1915, Albert Einstein desenvolve a teoria da Relatividade Geral, colocando a luz no centro da estrutura do espaço-tempo(celebração do centenário); em 1965, Arno Allan Penzias e Robert Wilson detectam a Radiação de Fundo de Micro-ondas, um eco de luz originado na criação do Universo (celebração dos 50 anos). Por esta descoberta ambos vieram a receber o Prémio Nobel da Física em 1978. Também em 1965, Charles Kao desenvolve a tecnologia da fibra óptica, que agora leva internet, telefone e televisão às nossas casas.” (http://www.ecum.uminho.pt/uploads/CM_05_09_14%2030.pdf)

Portanto, o ano de 2015 será uma oportunidade de repensar a temática da luz e buscar caminhos que proporcionem o desenvolvimento de maneira sustentável e criativa, ainda mais que estamos em plena década da energia sustentável para todos (2014-2024).

Ao nos referirmos a energia sustentável destacamos ainda que, um dos grandes desafios a serem desenvolvidos pela Cátedra Celso Daniel será a temática da mobilidade urbana que certamente levará em conta as políticas ambientais, as questões sociais,econômicas e culturais presentes no contexto urbano. Diversas atividades serão realizadas especialmente por meio do diálogo, pesquisas e ações conscientes e educativas visando a transformação do cotidiano.

E a propósito do final do ano e da temática da ONU desejamos o seguinte: “A luz que guiou aos pastores e magos ao lugar da esperança nos guie durante os dias do novo ano.”

Um excelente 2015 ! Que haja luz!

Professora Margarida Ribeiro
Membro do Comitê Executivo da Cátedra Gestão de Cidades

http://metodista.uol.com.br/